Maus pensamentos & Outros

R$39,00

Maus Pensamentos & Outros é uma coletânea de anotações em que Paul Valéry parodia, pelo título e pela estrutura, os célebres pensamentos de Pascal. Porém, se o filósofo e matemático do século XVII deixou a organização de seus pensamentos para seus ediotres póstumos, o escritor do século XX publicou os seus em vida, em série alfabética — ainda que não se consiga discernir um sentido para essa organização.

Aforismos que variam entre o sapiencial e o mordaz (de acordo com a entonação com que se lê), experiências de pensamento, pequenas observações que recordam aquilo que sempre percebemos e nunca formulamos. Pela amplitude das considerações, pela acuidade da escolha das palavras, o leitor tem motivos de sobra para dizer a mesma coisa que Hyppolyte Tayne disse de John Stuart Mill: eis um homem que pensa.

Pedro Sette-Câmara

Paul Valéry
Poeta, ensaísta, prosador, crítico de arte, Paul Valéry nasceu em Sète, França, em 1871. Publicou seu primeiro livro em 1907, aos 36 anos. Eleito para a Academia Francesa em 1925, ele foi nomeado professor do Collège de France em 1937. Foi o poeta oficial da França no período entreguerras. Valéry morreu em 20 de Julho de 1945 em Paris.
Peso 390 g
Dimensões 15 × 10.4 × 2 cm
Tradução

Pedro Sette-Câmara

Revisão

Eduardo H. Kobayashi

Preparação

Maria Fernanda Alvares

Capa

Julia Geiser

Ano de publicação

2016

Páginas

259

ISBN

978-85-92649-05-0

Atualizando…
  • Nenhum produto no carrinho.