Sim é sim

R$59,90

Coleção:

«Por que fazemos isso? Por que não é possível parar tudo de repente? Por que reprimimos a intuição correta de chamar pelo nome aquilo que consideramos inaceitável ou inadequado? Quais mecanismos nos silenciam? Quais formas sociais, qual constrangimento força alguém a fazer o que é errado?»

 

O livro está em pré-venda e será lançado em 20/04

Escrito como um murmúrio, à baixa voz, Sim é sim  renova o discurso sobre a sexualidade e os abusos, e faz isso de uma forma deliberadamente inacabada, errante, prenhe de dúvidas. Originalmente concebido como um monólogo teatral para a Schaubühne de Berlim, este texto de Carolin Emcke não cessa de se interrogar sobre a violência que se esconde por trás de gestos geralmente vistos como sem importância e tem seus discursos demasiadas vezes abafados. Qual é a relação entre ação criminal e discurso? Como imaginar e criticar algo que não ousamos sequer mencionar? Será realmente coisa de pessoas ingênuas, que provocaram isso, esperar não sofrer violência do próximo? Não se tornar objeto? O que fazer quando quem sofre a violência é um amigo? Existe uma atitude correta e devemos nos envergonhar por não tê-la tomado? É possível eliminar a vergonha e reencontrar o desejo? Em um livro que trata do poder em sua relação com as mais variadas dependências afetivas e que revela os paradoxos que a violência é capaz de criar, Emcke alarga e torna mais complexo o olhar sobre os abusos, mostrando quão múltipla e intricada é a relação que liga sexualidade, verdade e discurso, e quão dolorosa é a fratura que se abre entre o tapa e «o silêncio sobre o tapa».

Carolin Emcke
Carolin Emcke, nascida em 1967, estudou filosofia em Londres, Frankfurt e Harvard. Entre 1998 e 2013, foi correspondente em algumas das regiões mais problemáticas do mundo. Em 2003/04, foi professora visitante de Teoria Política na Universidade de Yale. Emcke recebeu inúmeros prêmios, entre os quais o Prêmio Theodor Wolff, o Prêmio Otto Brenner Prize for Critical Journalism e o Prêmio Johann Heinrich Merck Prize for Literacy Criticism and Essay Writing. Em outubro de 2016, recebeu o Prêmio da Paz dos Livreiros Alemães na Feira do Livro de Frankfurt, concedido no passado a autores como Orhan Pamuk, Svetlana Alexievich e Susan Sontag.
Peso 400 g
Dimensões 20 × 1 × 10 cm
Tradutora

Claudia Abeling

Páginas

80

Isbn

978-65-5998-082-6

Ano

2024

Projeto Gráfico

OAZA/ Maša Poljanec

SKU: 9786559980826 Categoria:
Atualizando…
  • Nenhum produto no carrinho.