Alma material

R$89,90

Coleção:

Alma Material é uma casa nova, cheia de conexões a serem reparadas, onde a voz das mulheres pode ser ouvida e as rachaduras deixadas pelo passado são, se não sanadas, pelo menos reveladas.

 

 

Construir um livro, diz Émilie Notéris, é como edificar uma casa. Precisamos de materiais, colaboradores e, quem sabe, como alicerce, um sonho: o sonho de Notéris é o de que a crítica de arte possa evoluir para um horizonte feminista e queer. Por meio do resgate, ou – quando o resgate é impossível – da invenção dos vínculos estéticos e biográficos que unem as autoras e artistas ao seu passado de mulheres, Notéris busca lançar um novo olhar sobre a história da arte, e assim as relações de classe, raça e gênero são trazidas de volta ao centro de sua interpretação da prática artística. Uma genealogia subjetiva de artistas mulheres, do século XIX ao XX, que tenta «restaurar os laços entre as mulheres, aqueles que foram rompidos ou invisibilizados pela narrativa branca, heteronormativa e patriarcal da história da arte tal como foi escrita até agora, por exclusões, e calcada em silêncios». A casa de Notéris é uma casa nova, uma casa que não se desenvolve na vertical, mas horizontalmente, onde o peso da história escrita em nome das mulheres, mas sem elas, não atua, ou é refutado, invertido, e onde o que foi invisibilizado reaparece e o que foi calado reconquista uma voz que pode aqui, na casa de Notéris, se encontrar com outras vozes ouvidas por poucos, abrir novas forças interpretativas e construir, mais do que uma casa, uma constelação.

 

Acompanhe a playlist sobre o livro Alma material produzida por Uiara Azevedo, no Spotify:

Émilie Notéris
Émilie Notéris é uma autora e tradutora nascida em 1978. Os seus livros mais recentes são La Fiction réparatrice (UV Éditions, 2017), Macronique, les choses qui n’existent pas existent quand même (Cambourakis, 2020), Wittig (Les Pérégrines 2022). Alma Matériau foi publicado originalmente em 2020.
Peso 300 g
Dimensões 10 × 1 × 20 cm
Tradução

Fernanda Morse

Páginas

186

Ano

2023

Isbn

978-65-5998-114-4

Projeto Gráfico

OAZA / Maša Poljanec

SKU: 978655998114-4 Categoria:
Atualizando…
  • Nenhum produto no carrinho.