Um apátrida metafísico

R$129,90

«O vazio está em si e fora de si. Todo o universo se vê golpeado pela frivolidade. Nada nos interessa, nada merece nossa atenção. O tédio é uma vertigem, mas uma vertigem tranquila, monótona; é a revelação da insignificância universal, é a certeza, levada ao estupor ou à clarividência suprema, de que nada se pode, nada se deve fazer neste mundo ou no outro, de que não há mundo que nos preste e nos satisfaça.»

«Pode-se sempre escrever e dizer tudo, mas justamente: não é preciso dizer tudo. […] Pode-se sempre escrever, mas se este ato já não corresponde a uma exigência interior, é apenas literatura. É isto que eu não quero, talvez porque sempre acreditei – é o meu lado ingênuo – naquilo que escrevi; não está certo e está até mesmo em contradição com a minha visão das coisas, mas enfim, azar.»

Este livro contém muitas entrevistas, recordações pessoais, histórias de um homem que gostava de se chamar apátrida. O seu nome era Emil Cioran. Um filósofo, um escritor, um pensador, uma ferida. Emil Cioran. Este livro tem um efeito revigorante imediato na alma humana, por muito que exprima uma concepção da vida sombria e sem sentido. É o pensamento de Emil Cioran e também o seu contrário. A sua leitura suscita o entusiasmo, o impulso vital, o desejo de aceitar a vida lutando contra ela. Cioran combate Cioran. O seu efeito intensificador tem uma ação prolongada, que pode durar muito e para sempre. Se use este livro como se quiser, excedendo mesmo as doses indicadas. Como todos os bons livros, este livro pode causar efeitos indesejáveis, embora nem todas as pessoas os experimentem. Estes efeitos incluem a repetição de algumas frases: «haverá sempre um conflito entre o que sei e o que sinto«, «os homens têm de se habituar a viver sem objetivo«, «se não tivesse escrito, talvez me tivesse tornado um assassino«. Afiado, sistemático, hilariante, escandaloso, cheio de raiva. Uma overdose pode provocar delírios alucinatórios, euforia súbita, emoção, ternura, voo.

Emil Cioran
E.M. Cioran nasceu em 1911, em Rasinari, na Romênia. Aos 22 anos publica o seu primeiro livro Nos Cumes do Desespero. O seu terceiro livro Lágrimas e Santos, provoca escândalo em seu país. Em 1937, mudou-se para a França, onde escreveu a maior parte de sua obra. Em 1987 ele publicou a sua última obra Confissões e anátemas. Morreu em 1995, em Paris.
Peso 500 g
Dimensões 10 × 1 × 20 cm
Tradutor

Giovani T. Kurz

Páginas

300

Ano

2025

Projeto gráfico

ISBN

Isbn

978-65-5998-126-7

SKU: 9786559981267 Categoria:
Atualizando…
  • Nenhum produto no carrinho.